Conhecida como "romance de sol, barranco e rio", Fray Bentos foi concebida como uma cidade fluvial e como uma via aberta ao movimento turistico-comercial graças à sua localização na beira do rio Uruguai. Capital do departamento de Rio Negro, é uma autêntica cidade porto que ainda conserva o seu caráter natural com águas suficientemente profundas como para albergar embarcações de grande calado.
Para chegar a Fray Bentos desde qualquer ponto do Uruguai podem se utulizar três das rodovias nacionais: a Nº2, que une com o Litoral oeste; a Nº3, que atravessa o pais inteiro como uma coluna vertebral; e a união dessas com a rodovia Nº24, que se aproximam desde qualquer destino. Além, essa bonita cidade uruguaia está unida à República Argentina através da ponte internacional Libertador General San Martin, que conecta com a cidade de Gualeguaychú.
O clima nessa região é do tipo temperado-úmido, com temperaturas que oscilam entre 17º e 20ºC durante o verão e descem consideravelmente durante o periodo invernal.
Fray Bentos convida aos seus visitantes a desfrutar de passeios pela orla e do contato permanente com a natureza e o rio. A 8 quilómetros da cidade encontra-se o balneário Las Cañas, onde é possível descansar sobre a praias de areias finas ou realizar esportes náuticos e pesca esportiva.
Nas imediações da cidade acha-se o Bairro Anglo, declarado Monumento Nacional Histórico, onde levanta-se um conjunto de mais de 100 moradias de final do século XIX com reminiscências inglesas e alemãs que rodeia o ex-frigorífico Anglo. Vale a pena visitar o Museu da Revolução Industrial que alí funciona.
O teatro Young, as praças Constitución e Artigas, o anfiteatro público e o museu Solari são outros lugares de interesse que abrem as suas portas ao olhar curioso dos turistas.
Nos últimos tempos, Fray Bentos tem tido um grande crescimento demográfico e econômico produzido pela instalação da central de celulose finlandêsa Botnia a escassos quilómetros da cidade.
Recomendamos visitar Fray Bentos, um vero paraiso fluvial.