É uma grande pradeira ladeada pelas águas do caudaloso rio que da o nome, pelo Rio de la Plata e pelo mar que oferece bonitas praias. A República Oriental de Uruguai está sobre a beira leste do oceano Atlântico, na zona temperada do hemisfério Sul. Está compreendida entre os paralelos 30º e 35° de latitude Sul e os meridianos 53° e 58° de longitude Oeste. Possui uma superfície territorial de 176.215 quilómetros quadrados, relativamente menor a outros países da América do Sul mas maior em tamanho que vários paises da América Central e da Europa. Assim mesmo, conta com 120.684 quilómetros quadrados de mar territorial mais as águas jurisdicionais dos rios e lagoas.
Limita no norte com a República de Brasil, no oeste com a República Argentina e através do rio Uruguai, no sul com o Rio de la Plata e no leste com o oceano.
A sua estratégica posição geopolítica favorece a integração, já que é a porta de saída na bacia do Rio de la Plata e serve de ponte entre os seus grandes vizinhos, Argentina e Brasil, além de contar com uma via fácil de comunicação para o resto do mundo.
Por otro lado, os 450 quilómetros de beira ao longo do Rio de la Plata e os 220 quilómetros de beira marítima sobre o Atlântico oferecem a Uruguai uma cadeia de praias arenosas que convocam pela sua beleza uma grande quantidade de turistas estrangeiros.
Políticamente, esa organizada em 19 departamentos: Artigas, Canelones, Cerro Largo, Durazno, Colonia, Flores, Florida, Lavalleja, Maldonado, Montevideo, Paysandú, Río Negro, Rivera, Rocha, Salto, San José, Soriano, Tacuarembó e Treinta y Tres. Com 3.323.906 habitantes (projeção do Censo Nacional de 1996), Uruguai possui uma população escencialmente urbana, ainda que a atividade pecuária marque o seu perfil econômico.
Convidamos a conhecer e percorrer esse território que, junto ao seu pessoal, suas paisagens, a história e o presente, esperam em welcomeuruguay.com