Localizada na beira do límpido Rio de la Plata, Carmelo é uma das cidades mais emblemáticas do departamento de Colonia. Os seus limites são: no sul, o pequeno povoado de Conchillas; ao leste, Colonia Estrella e a localidade de Víboras; no norte, Nueva Palmira; no oeste, o Rio de la Plata, que depois de duas hóras de navegação une com o país vizinho, Argentina.
O clima em Carmelo é temperado, com temperaturas que oscilam entre 3º e 15ºC no inverno e com médias de 25º durante a primavera e o verão. A Carmelo pode se chegar desde Montevidéu por terra depois de atravessar 250 quilómetros, prévio passo pela charmosa e antiga cidade de Colonia del Sacramento, desde a que tem que pegar a rodovia 21.
Conhecida pelas suas praias de areias finas e brancas, Carmelo recebe o ano inteiro a turistas chegados do Uruguai inteiro, assim também do pais limítrofe.
Dentro da cidade, uma das principais atrações turísticas é a sua Praça de la Independencia, arredor da que estabelecem se a casa de Ignacio Barrios, que hoje é uma Casa da Cultura, o Templo Novo e o Archivo e Museu Paroquial del Carmen. Mas o hito que fez conhecida a essa cidade encontra-se sobre o anejo arroio Las Vacas. Nos referimos à ponte giratoria, uma obra da engenharia moderna que permite o passo de grandes embarcações mediante o giro manual da ponte. Essa postal virou o ícone de Carmelo e desse recanto do pais.
Junto à ponte encontra-se também a bonita orla marítima "De los Constituyentes" e o Carmelo Rowling Club, uma das instituições mais tradicionais da pequena cidade. Desde alí, um majestoso e arborizado caminho conduz-nos até o Hotel Casino, o amarradouro de iates, a boca do arroio e a bonita praia Seré, um dos lugares mais bonitos de uma cidade que simplesmente tem tudo.