Sobre a ribeira norte do Rio de la Plata encontra-se a cidade de Colonia del Sacramento, capital do departamento de Colonia. Foi o Almirante Manuel Lobo, então governador de Rio de Janeiro, quem em 1680 fundou Colonia del Sacramento, uma típica cidade portuguesa do século XVII que hoje encanta a milhares de turistas do mundo pela sua riqueza arquitetônica tão bem conservada.
Essa belissima cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, já que em ela predomina um clima temperado. No verão, as temperaturas médias oscilam entre 22 e 30ºC; durante o inverno as temperaturas descem até 5ºC.
O belo traçado de Colonia contrasta notávelmente com os planos arquitetônicos que compartilham todas as cidades de origem espanhol. Justamente pela sua particular arquitetura foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade.
Localizada a 177 kilómetros de Montevidéu, Colonia se limita ao leste com o departamento de San Jose, ao norte com Soriano, ao sul apresenta um litoral extenso sobre o Rio de la Plata e ao noroeste um tramo sobre o rio Uruguai.
Devido à sua proximidade com Buenos Aires (Argentina), muitos visitantes chegam desde a cidade portenha por via fluvial para percorrer as ruas estreitas e pitorescas cobertas com brilhantes paralelepípedos.
Se-perder nas suas ruas históricas, subir as escadas do seu farol, visitar as suas igrejas, os seus vários museus e casas antigas são algumas das atividades que realizam os turistas durante a sua estância na cidade.
Prestigiosas pousadas de nível internacional esperam ao visitante tanto na zona histórica quanto na parte nova da cidade para fazé-lo sentir habitante ilustre de tempos em que portugueses e espahnóis desputavam-se a estratégica cidade.
A praça de touros Real de San Carlos, hoje abandonada ao passo do tempo, é outra das atrações de Colonia que o visitante não pode deixar de admirar, ainda que agora as touradas sejam só parte da nossa imaginação.