Hoje, Casa da Cultura
No ano 1975, o estado uruguaio declarou Monumento Histórico Nacional a casa do Coronel, com o que conseguiu-se a visa e história desse grande homem permanecer no tempo para ser admirada pelas gerações venidouras.
Hoje a casa encontra-se sob a administração da municipalidade do departamento de Colonia e é atualmente sede do Comitê Patriótico Feminino, da Secretaria da Direção de Cultura, da Livraria Pública Municipal e do Centro de Informes Turísticos da cidade.
Na sua frente, duas placas dão conta do glorioso passado. Uma é uma viva homenagem aos trabalhos de Ignacio Barrios como presidente da Cofraria del Carmen. A outra placa diz, palavras textuais: “Aqui viveu e morreu o Coronel da Independência, dom Ignacio Barrios; foi soldado de Artigas, Belgrano e San Martin. Serviu à Pátria em San José, Sitio de Montevidéu, Sarandí e Toma de las Misiones. Firmou as atas da declaração da Florida e foi deputado no Congreso Nacional”.
Ingressar nela é viajar atraves do tempo em forma imediata. O seu velho portão principal traslada-nos a um enorme pátio centenário que no seu momento de glória oficiou de sede das tertúlias mais importantes de Carmelo.
Hoje, mantêm o seu velho estilo colonial e grande parte do mobiliário original daquela época, ao que somam-se pisos, tetos, aberturas, o pátio e, é claro, o seu velho algibe no centro.
Rodeiada do cheiro de lirios e jasmines, a casa encontra-se tal como a deixou o Coronel. Tem que se dar o luxo de se perder dentro dos seus quartos para conseguir imaginar como era Carmelo há tanto tempo.
Localização
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
A considerarAlí funciona também o Escritório de Informes Turísticos da cidade. Desde ela, além de assessoramento de Carmelo, pode se ter aceso à informação vital para conhecer os pequenos povoados que formam parte da região de Colonia.