A cidade de Tacuarembó é a capital do departamento do mesmo nome. Localiza-se no quilómetro 388 da rodovia nacional Nº5 Brigadier General Fructuoso Rivera e vincula-se com o litoral uruguaio através da rodovia Nº26.
Essa localidade marca o polo das atividades financeiras, culturáis e sociais do centro do Uruguai. No setor destaca-se a produção agropecuária, especialmente bovina.
A sua denominação -Tacuarembó- provém de um vocablo de origem guaraní que significa "rebentos de Tacuara" em alusão a um vegetal de talho cilíndrico que cresce à beira do rio.
Igual do que no resto do pais, Tacurembó apressenta um clima do tipo temperado com temperaturas que mediam 17ºC. Durante o mês de março é a época de chuvas na região.
Em Tacuarembó o idioma, a gastronomia, as costumes e a cultura parecem não ter fronteiras. O trabalho dos seus habitantes, nesse sentido, destaca-se nas artes, a cultura e o esporte.
O lugar conta com interessantes passeios turísticos pelos arredores da localidade. Entre eles destacam-se o Museu de Carlos Gardel em Valle Eden, onde se da testemunha fiel de que o reconhecido cantor de tangos é de nacionalidade uruguaia e nascido no lugar. Além, a escassos quilómetros do centro tem espelhos de água de estupenda beleza como a Lagoa das Lavanderas e o balneário Iporá. Perto daí também pode se visitar a gruta das samambaias gigantes. Na cidade, vale a pena visitar o Museu do Indio e do Gaúcho e o Museu de geociências.
No mês de março, a cidade viste-se de festa com o evento de maior importância do pais: "A pátria gaúcha", onde reafirma-se a identidade do ser uruguaio.
Tacuarembó espera com ânsias a visita dos turistas. Tem muitas coisas por revelar e convidamos a descobrir junto com nos.