História da Colônia do Sacramento



A melhor forma de acessar na história de uma cidade é caminhar devagar, sem rumo e perguntando tudo a aquele que atravessar no nosso caminho. Em Colônia do Sacramento o visitante pode encontrar de repente no meio da rua de Los Suspiros, um lugar que transpira mágica, história, segredos e lendas.

Essa pequena rua é de pedestres e estreita, desnivelada, sem calçada e pavimentada com pedras de cunha. Muitos anos atrás, os marinhos transitavam depois de desembarcar em busca do divertimento depois de uma longa viagem. Muitas hóras de mar e o imenso rio deviam ser trocadas por entretenimento em terra firme. E isso, seja para os portugueses ou espanhóis, Colonia sempre teve.

Antigamente, essa pitoresca rua era chamada de Ansina. As lendas se tecem sobre o nome atual: ¿por qué rua de Los Suspiros? Tem várias histórias. Uma delas sustenta que os condenados a morte eram levados até a rua de los “Suspiros” para afogar cuando soubir a maré. Outra história postula que essa rua costumava albergar numerosos prostíbulos, refúgios de marinheiros cansados e desejosos de diversão e que transitando os soldados galanteavam às prostitutas e suspiravam uma e outra vez por elas. A última história, e tal vez a mais romântica, conta que uma noite maravilhosa de lua, uma jóvem apaixonada estava esperando ao seu amado. De repente, um mascarado cravou uma adaga no meio do peito dela. Apénas se escutou um desalentado suspiro de adeus.

Talvez surjam novas histórias, será questão de ir em busca delas. A rua dos suspiros ainda hoje conserva a sua mágica que transporta no tempo para continuar sonhando. Só tem que legar até ela.