A cidade de Minas é a capital departamental de Lavalleja e está localizada no sueste de Uruguai, a 120 quilómetros exatos de Montevidéu. Localizada entre as serras de Minas e Carapé, e rodeada pelo bonito rio Santa Lucia, a cidade oferece propostas variadas para visitantes de todas as idades e gostos: percursos pela zona histórica e passeios no ar livre que permitem um contato harmónico com a natureza.
Minas deve o seu nome às riquezas minerais que apresentam os seus solos; os seus primeiros habitantes foram algumas famílias galesas que instalaram-se atraídas pela prosperidade que oferecia a zona, próspera também para a criação de gado.
O seu clima caracteriza-se por ser úmido e a sua paisagem oferece numerosas e bonitas vistas panorâmicas tanto no dia quanto na noite desde as alturas que rodeiam a cidade inteira.
Passeando por Minas é possível visitar a Praça Liberdade, cujos jardins e palmeiras atraem à vista dos habitantes locáis e daqueles visitantes que caminham pela sua magnitude pela primeira vez. Uma enorme fonte de água e um monumento ao inesquecível General Juan Antonio Lavalleja aportam também a sua cor. A casa da Cultura é o lugar histórico onde nasceu Lavalleja e alí hoje funciona o museu local, que permite percorrer os diferentes momentos históricos da cidade junto ao trabalho de outros grandes homens dedicados às letras. A catedral, de sóbria fachada, é outra alternativa para conhecer a arquitetura de Minas.
Para os amantes do ar livre, um passeio pelo cerro Ventura é uma excelênte opção para, afastados da cidade, começar a desfrutar das suas atrações naturais. Ao chegar à cima, o visitante encontra-se com o monumento mais grande realizado na honra do prócer uruguaio Jose Artigas. Por proximidade, o cerro Pão de Açúcar e a cidade balneária de Piriápolis são dois destinos que merecem ser conhecidos e que significam para o visitante a possibilidade de unir as montanhas com o mar.