A cidade de Melo encontra-se sobre o lado esquerdo do arroio Conventos, a 387 quilómetros exatos da cidade de Montevidéu. Pela sua proximidade com o sul do Brasil, Melo é uma cidade litorânea cujo clima cálido faz ideal durante o ano inteiro, algo que manifesta-se pela sua abundante e subtropical flora e fauna. Pode se chegar a ela com veículos próprios pegando a rodovia nacional 7 que parte desde a capitalina Montevidéu. Desde ela também é possível pegar o ônibus, os que partem desde a rodoviária local.
Entre as suas atrações turísticas destacam-se a praça Constitución, onde está o monumento ao herói nacional general José Gervasio Artigas. Na mesma praça encontra-se a igreja catedral, a que foi fundada no ano 1876.
A Praça Independencia, localizada também no centro da cidade, é o lugar escolhido para a família se reunir os finais de semana. A poucos metros dela encontram-se o centro Union Obrera e o teatro Espanha, duas instituições típicas da cidade.
Os parques ou espaços verdes, localizados muito perto do centro, são parte das atrações de Melo. Um deles é o Rivera, onde pratica-se tudo tipo de exercícios, desde longas caminhadas até hóras inacavábeis de leitura. O outro parque recebe o nome de Zorrilla de San Martin e encontra-se sobre a beira do arroio Conventos, um lugar desconhecido para os visitantes mas visitado pelos vizinhos de Melo.
O zoo municipal é o lugar preferido para os mais pequenos. Alí, é possível observar vários expoentes da fauna autóctone e animais de outros lugares como tigres, suçuaranas, lhamas e leões.
Para aqueles turistas que preferem realizar um tour histórico, a casa da inesquecível escritora Juana de Ibarbourou, ou “Juana de Amêrica”, é outro dos lugares da cidade que não podem deixar de conhecer. Alí encontra-se uma parte fundamental da história da cidade, só tem que abrir a porta.