Essa receita chegou a América e propagou-se por cada um dos paises que estavam se formando. No que respeita a Uruguai, os colonos suiços agrupavam-se e formaram a cidade de Nueva Helvecia, dando assim vida à colônia suiça uruguaia.
Desde aquele então, 1862, a nova cidade começou a se conhecer como a Suiça da América Latina. E isso não só manifestou-se através da sua arquitetura, as suas celebrações e costumes e os seus cultos, senão também na gastronomia.
Aqui nasceu o conhecido queijo colonia, hoje um dos orgulhos do Uruguai. Mas essa história tem um grande protagonista e não é outro que o fondue.
Em 1872 nascia o primeiro hotel turístico que teve o pais. Obviamente, a concepção do turismo era completamente diferente da atual: alí descansavam as famílias mais aristocratas da época e a leitura, o social e os papos políticos-econômicos ganhavam o lugar ao sol e a praia.
Esse lugar tão bonito se chamava de Granja Hotel Suiço e hoje continua oferecendo um lugar único para descansar e para aproximar-nos à gastronomia suiça.
Alí, a especialidade é claramente o fondue de queijo, com a receita original dos primeiros colonos que povoaram o pais. Mas também existem outras delícias conhecidas no Uruguai inteiro, como são as batatas à suíça, as costelas de porco afumado com molho de laranja e acerola, e de sobremessa o conhecido strudel de maçâ e a taça suíça.
Contato
Localização
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
A considerarOs fins de semana tem que reservar mesa com antecipação. O lugar oferece também a possibilidade de desfrutar de um dia de campo, como fazíam os primeiros “turistas” que chegaram à zona.