Por segurança não é permitido aos veículos particulares transitarem sobre as enormes dunas. Empresas autorizadas encarregam-se do traslado até o conhecido cabo, nada menos que a bordo de um caminhão.
As praias semi-salvagens de Aguas Dulces, Valizas e Cabo Polonio despertam em nós um certo espírito de aventura. Caminhar por elas é uma forma de viajar a um tempo em que tudo podía acontecer.
Polonio constituiu-se como povo há já mais de oitenta anos e desde esse momento tem gerado diferentes rotas e formas de chegar a ele. A cavalo é, para os amantes da natureza, sem dúvida o ideal.
No méio de uma paisagem na que os recursos são escassos, nasce uma confeitaria do mais alto nível gastronômico, innovação e excentricidade. Quens conhecem tem batizado “A gulosa” (La Golosa).
Tem lugares em que as histórias de vida são inevitáveis. O farol de Cabo Polonio possui uma dessas histórias únicas, de saudades e encontros, de perdas e triunfos.
Custa explicar com palavras, mas não tem dúvidas de que trata-se de outro planeta. Assim de simples e assim de vero. Tem que fazer contato com ele para entender.
A metade do caminho entre as localidades de Cabo Polonio e Valizas encontra-se o arroio Valizas. Uma multidão de embarcações voltam com a pesca do dia, só tem que perguntar como foi a sorte.