No lado direito passa frente à praça Cristóbal Colón, que possui um denso arvoredo que convida a descansar e beber uns mates reparadores. Continuando pela rua 18 de julho até a rua Artigas (onde vira a direita), pode se visitar o Museu do Indio e o Gaúcho. No seu interior mostra-se a idiossincrasia dessas personagens autóctones enquanto apreciar diferentes objetos como morteros, pontas de flecha e lanças, pedras de boleadeiras, machados, adagas de cruz, trabucos, sabre, mosquetes, facas, chiripás, botas, rebenques e muitos outros objetos que representam as culturas indíginas e gaúchas.
Voltando à rua 18 de julho e depois de transitar quatro quadras mais sobre ella, estamos na praça principal da cidade, chamada de “19 de abril”, onde o monumento a Gral. José G. Artigas é o protagonista absoluto da cena. Atrás deixamos os prédios dos bancos República e Comercial.
Frente à praça 19 de abril eleva-se a majestosa catedral de San Fructuoso, de estilo românico modernizado. O seu espaço interior é de 35 metros de comprimento por 11 de largura. A igreja forma um conjunto harmônico com os seus cinco altares, púlpito, confessionários e bancos de cedro. Recomendamos visitar. Do lado da catedral encontra-se a Intendência Municipal.
Se continuar pela rua 18 de julho uns três quilómetros aproximadamente, chegamos até o parque que forma-se em torno à Lagoa das Lavanderas, um lugar ideal para dar uma escapada e estar em pleno contato com a natureza. Na beira desse espelho de água desenvolve-se cada ano a Festa da Patria Gaúcha, que realiza-se durante o mês de fevereiro.
Voltando sobre os nossos passos até a praça principal, tem que virar à direita pela rua Luis Herrera e depois à esquerda pela rua 25 de Maio, que é paralela à 18 de julho. A duas quadras daí encontra-se o Museu de Geociências de Tacuarembó. Continuando por essa rua e depois de umas dez quadras, achamos outro espaço verde ao transitar frente à praça Bernabé Rivera, chamada assim em honra ao fundador da cidade.
Desde essa praça, tem que continuar caminho quatro quadras mais pela mesma rua que estávamos transitando até a interecção com a rua Manuel Correa, onde tem que virar à direita e transitar seis quadras até dar com o Centro Bairro 1, onde pode se ver os Murais Constructivistas do artista Jonio Montiel na escola Torres García.
Para finalizar com o city tour, na intesecção das ruas Manuel Correa e Presidente Oribe recomendamos virar à direita até a rua Colombes, onde devemos virar à esquerda para passar na frente do estâdio de futebol Raul Goyenola, de importante tamanho. No seu lado também encontra-se o Velódromo Municipal, onde os ciclistas locáis marcam o encontro para superar as suas marcas de velocidade de bicicleta.
Desse jeito consegue-se ter uma visão mais ampla da magnitude dos espaços verdes, obras arquitetônicas, esculturas, estátuas e museus que esconde essa bonita cidade uruguaia.
Localização
Características
Duraçãomeio día
DificuldadeBaixa
Tipo de tourcontemplativo, histórico
Extras
Imprimir este passeio