Passeios e Excursões:
Paso de los Toros
Marcelo Sola Jorge GonzálezLocalizada na beira do Rio Negro, a cidade de Paso de los Toros abre as suas portas ao viajante. A sua represa, campings organizados, natureza e igreja de grande beleza merecem uma visita.

Localizada na beira do Rio Negro, que divide geográficamente ao Uruguai em duas metades, encontra-se o povoado de Paso de los Toros. Esse encantador destino é a segunda cidade em importância do departamento de Tacuarembó.
Esse lugar viu nascer ao escritor e poeta Mario Benedetti; fez-se conhecido também graças à fórmula de Rómulo Mangini, criador da água tônica Paso de los Toros, sem dúvida um símbolo uruguaio.
Para chegar a conhecé-lo desde a capital departamental, alcança com pegar a rodovia 5 com direção ao sul e percorrer 140 quilómetros de caminho até dar com o umbral da cidade.
Como principal atração turística, possui a represa Dr. Gabriel Terra, conhecida tambẽm como Rincón del Bonete. Esse dique de contenção foi o primeiro hidroelétrico construido no pais. Possui um lago artificial de 120.000 hectares de extensão, onde pode se praticar pesca e esportes náuticos.

Nos campings que rodeiam a cidade, pode se desfrutar de lindos momentos em contato com a natureza. Esses espaços verdes contam com tudo o necessários para passar o dia. Serviço de bar, restaurantes, zonas de recreio, jogos infantis, canchas de diversos esportes e banheiros com chuveiros são alguns dos seviços que possuim. Em cada ângulo do rio encontram-se lugares de grande beleza e paz.
No acesso à cidade, atravessando o Rio Negro pela ponte Centenario continuando para o centro, pode se percorrer a ampla avenida 18 de julho com os seus extensos jardins que oferecem ao visitante uma magnífica vista da cidade.
Desde longe consegue-se apreciar a particular arquitetura da paróquia Santa Isabel. De estilo gótico, a sua riqueza interior desperta admiração em cada visitante.
Passando na frente da cidade, recomendamos ingressar a conhecer esse bonito destino uruguaio.

A sua história
Antigamente, a cidade era um estabelecimento rural muito grande da família Bálsamo. Com o passo do tempo adquiriu importância porque alí era o lugar onde a água do Rio Negro era mais baixa e podia se atravessar. Daí surge o nome “Paso”; e era alí onde os touros criados no norte do Uruguai atravessavam para ir a Montevidéu ao porto pecuário do Cerro, por isso também denominou-se “de los Toros”.
Atrás do assentamento de habitantes no lugar e a população crescente, instalou-se a paróquia Santa Isabel e se fez um trato para denominar o lugar “Santa Isabel do Paso de los Toros”. Por essa razão, o gentílico dos habitantes do lugar é “isabelinos”.

Como o passo do tempo criaram-se as pontes para atravessar diretamente o rio e isso permitiu uma comunicação mais fluida entre o norte e o sul do pais. O lugar começou a se povoar de imigrantes de todas partes do mundo que instalavam-se com alguma loja ou a trabalhar no campo ou a indústria. Dessa última rama surgiu o italiano Rómulo Mangini, que com visão e afinco criou a água tônica Paso de los Toros, produto natural e único que desde essa humilde cidade conseguiu trascender fronteiras.

© 2007-2025 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723