Cuando os homens conseguem dar com esses grandes peixes, conseguem, além da abundante carne que vende-se nos restaurantes e cantinas do povo, grandes vértebras e maxilares que pasam a embelezar algumas das barracas de artesanato que formam parte da feira local frente ao mar.
Desde há anos os artesãos encontraram eco para se-instalar em Punta del Diablo a mostrar ao visitante tudo o que for possível criar com o que o mar da diáriamente: caramujos marinhos, dentes de tubarão, estrelas de mar e, é claro, muitas raridades.
Excursões imperdíveis
Um dos tradicionais passeios que realizam-se em Punta del Diablo é chegar pela praia até o cerro de La Viuda (A viúva), como é conhecido popularmente esse lugar que entessoura uma invejável história. Pode se realizar caminhando ou alugando algum dos carros puxados com cavalos que saem desde o povo e que em questão de minutos levam-nos ao lugar.
As suas praias mais visitadas são La Brava, com ondas grandes e movediças, e La Mansa, muito mais tranqüila porque descansa sobre uma pequena bahia que a protege do vento.
Os jóvens surfistas preferem a bravura do mar, entanto que as crianças, bem aconselhadas pelos seus pais, optam pela tranqüilidade de La Mansa, que nos melhores días vira uma calma lagoa salgada. Em ambas, entre as grandes formações de pedras é possível observar, principalmente cuando a maré está baixa, como vivem os diversos organismos que formam parte do oceano: algas, polvinhos, moluscos e até pequenos peixes que podem ser observados a simples vista.
Peixe mais do que fresco
Diferenets cantinas e aconchegantes restaurantes oferecem os seus pratos do dia ou os seus elaborados jantares pela noite. Entre esses encontram-se os clássicos: as empanadas de tubarão e os sonhos de algas, além de pratos preparados com os grandes camarões e camarãozinhos que as vézes cheiam os botes.
Mas para muitos a maior atração que tem Punta del Diablo são os seus pescadores e os seus grandes tubarões. Cuando o clima acompanha, estes lançam-se ao amanhecer nos seus velhos e coloridos botes e pescam até as primeiras hóras da tarde para depois chegar a terra firme antes de chegar a noite.
Se foi bem, eles voltam à costa e começam a fatiar a pesca do dia, a que vendem em forma imediata ao grito de “peixe fresco” aos centos de turistas que rotineiramente esperam. Se foi mal, será porque o diabo pôs o rabo, mas com certeza no dia seguinte terão revanche. Só haverá que agradecer a Deus o fato de estar são e salvo. A pesca, igual do que há milhares de anos, continúa sendo uma questão de sorte.
Localização
Características
Tipo de tourContemplativo
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
A considerarLocalizado quase no kilómetro 300 da rodovía 9, que nasce em Montevidéu, Punta del Diablo pertence ao departamenteo de Rocha e se encontra a 140 kilómetros de Punta del Este e a 60 kilómetros da localidade de La Pedrera.