História da Punta del Diablo



Os velhos habitantes de Punta del Diablo contam aos visitantes que há muitos anos construiu-se sobre a beira de pedra uma grande mansão sem que ninguém soubesse a quem pertence; alguns dizem que a sua proprietária era uma milionária que quis a sua identidade permanecer em segredo durante todos esses anos. O certo é que o silêncio combinou-se perfeitamente com a quietude desse belísimo lugar no que só se ouve o vento, as ondas e o canto de alguns pássaros marinhos.

A construção da descomunal mansão levou-se a cabo cuando Punta del Diablo ainda não estava nos mapas do Uruguai e nem sequer existíam caminhos consolidados para transportar todos os materiais requeridos. Só velhos pescadores conhecedores da pesca de grandes tubarões habitavam um lugar que resultava inóspito e hostil ao estabelecimento do homem.

Hoje, tudo parece ter mudado, mas apénas alguns conhecem a identidade dessa milionária que é uma das habitantes mais antigas do lugar. Diferentes agências de viagens e turismo organizam um roteiro pela cidade que culmina com a contemplação dessa exclusiva mansão que, além de ser imponente, possui um farol próprio e uma pista de aterrissagem privada.

Que quiser conhecer a vera história só terá que chegar até Punta del Diablo e procurar o segredo entre os habitantes mas velhos, ainda que muitos escolhem pelo “disso não se fala” para que a lenda continue viva.