Esse zoo, cujo roteiro pode se realizar em 90 minutos, oferece uma opção para quem não tem coragem de realizar trekking até a ponta do Pan de Azúcar.
A estação, que hospeda espécies autóctones e de diversas partes do continente, foi criada em 1980 e pensada como um zoo moderno, que garante uma boa qualidade de vida para os habitantes e oferece educação sobre os direitos dos animais e a proteção do meio ambiente.
Desse jeito, ao começar o Ascenso do cerro os visitantes caminham do lado das mais diversas espécies. Além de um grande serpentário, a estação possui uma grande diversidade de espécies de mamíferos, entre os que destacam-se o carpincho, raposas, furões, suçuarana e yaguaretés.
As aves que podem se observar nesse passeio são também muito variadas. Gansos, patos, flamingos, tachãs e cegonhas são algumas das mais vistosas.
Ao recorrer a estação, também pode se acessar a vários labirintos, cujos interiores estão cobertos por uma frondosa e deliciosa vegetação e hospedam também certas espécies de aves e animais.
As trilhas para recorrer o zoo também são muito bonitas, com diferentes classes de árvores (destacam-se os eucaliptos) e plantas.
A estação se encontra a 5 quilômetros do centro de Piriápolis, está aberta ao público e é totalmente grátis.