Ao ingressar transitamos pelo elegante prédio que apresenta uma visão cronológica do carnaval em Uruguai desde a época da colônia até a atualidade. Em grandes paineis de forma ondulada detalham-se os acontecimentos que deram orígem a essa expresão artística.
Uma rua de paralelepípedos atravessa o interior do museu, o que vira no primeiro museu do mundo com uma verdadeira rua dentro, algo muito importante nesse caso particula já que o carnaval é rua e bairro.
Entre os paineis que contêm informação e as diferentes salas exibem-se máscara, maquetes e fotos que foram tiradas em tablados de 1935. Numa sala contígua pode se apreciar uma amostra itinerante chamada “vestir a murga”, que reúne o vestuário utilizado pelas sete murgas que obtiveram a maior pontuação no carnaval do ano 2006.
Dessa colorida forma o visitante aprende que os imigrantes que fundaram Montevidéu no século XVIII traziam nas suas malas muito mais do que simples objetos; com eles também viajavam as suas costumes, modas e crenças.
Cada painel explica a forte raiz que possui o carnaval na cultura africana nesse pais. Aparentemente, os africanos que chegaram a Uruguai como consequência da trata de escravos trouxeram ritmos e linguagens que com o tempo incroporaram-se às festas do carnaval tradicional reinterpretando os seus significados originais. Junto com eles chegou o tambor, o seu som começou a dominar todos os atos e sem querer culminou unindo culturas. O carnaval uruguaio achou o seu vôo próprio com a música: o candombe.
O museu brilha por todos os lados. É sem dúvida uma grande atração da cidade. Graças a esse prédio pode se viver o carnaval o ano inteiro e entender que essa expressão é aberta e permeável, já que desde a sua própria concepção molda múltiples culturas na sua frágua democrática e vital. Recomendamos conhecé-lo.
Localização
Características
Duração2 hóras.
DificuldadeBaixa
Tipo de tourMuseológico
OutroVer Passeio Mercado do Porto
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
Como chegarO museu encontra-se na orla 25 de Agosto de 1825 Nº218, frente ao porto de Montevidéu e perto do mercado do porto.
Horárioaberto o dia inteiro.
A considerarRecomendamos realizar a visita da mão de um guia da instituição. O seu aporte é significativo e ajuda a compreender melhor a origem do carnaval em Uruguai.