Passeios e Excursões:
Na beira do Olimar
Pablo Etchevers Pablo EtcheversLocalizada sobre o rio Olimar, a cidade de Treinta y Tres conjuga o passo da história com o contato com a natureza; as atividades ao ar livre e o rio são grandes protagonistas.

“Verde, verde e mais verde” é uma das formas com que pode se definir a cidade e os arredores de Treinta y Tres. Isso é devido a que, além do rio que titula a nota, a região possui dúzeas de arroios e lagoas que ao longo do seu percurso aportam a umidade à região.
O Parque Municipal é um claro exemplo disso. Extende-se sobre a beira do rio Olimar e alí, além da pesca de algumas espécies esportivas, é possível praticar esportes aquáticos como andar de caiaque, um dos mais difundidos entre os habitantes da cidade.

O ciclismo esportivo é outra das atividades que mais realizam os povoadores. É normal que os finais de semana os parques e percursos preparados para isso enchem-se de esportistas que com as suas cores e velocidade aportam mágica aos lugares que deixam atrás.
No norte da cidade, a natureza continúa mostrando veros oásis através da lagoa de Cerro Chato, a Quebrada de los Cuervos e a Quebrada de la Teja, lugares de incrível beleza ideáis para conseguir descanso e praticar atividades.
A lagoa Merin é, para quens procuram vegetação, um dos principais pontos que tem a cidade para conhecer. Alí, a flora e fauna subtropicais apropriam-se do lugar e mostram alguns rastros do que muito mais para o norte começa a ser o pantanal brasileiro.

Gosto da sua história
Um encontro obrigatório é caminhar pelo centro histórico da cidade, onde os edifícios mais velhos e caraterísticos convidam a imaginar como era essa bonita cidade que deveu suportar os embates de conquistas, posicionamentos e estratégias políticas que foram feitas pela sua proximidade com o Brasil.
A avenida principal da cidade leva o nome do herói nacional Juan Antonio Lavalleja. Alí, muitos jóvens marcam o encontro cada dia, principalmente cuando cair a tarde, para falar de anedotas e, mate na mão, passar as hóras até a noite.

A praça principal da cidade recebe o nome de 19 de abril em commemoração da data em que os 33 orientais, heróis pátrios, desembarcaram em praias perto de Montevidéu para reverter a história e conseguir a ansiada independência nacional. Em homenagem a eles, um gigantesco monumento aporta as suas cores e formas à praça e constitui-se no ícone mais representativo da cidade e dos seus habitantes.
Outro ícone a ter em conta é o obelisco que encontra-se afastado do casco histórico. Trata-se de uma formação pontiaguda que apunta ao céu e que possui na sua base uma escultura que imita a uma chama sempre acendido, vitoriosa apesar do passo do tempo.

Assim é Treinta y Tres: uma cidade maravilhosa que pode se percorrer caminhando e em cujas casas e vizinhos continuam constantes os ideais de independência e patriotismo que há muito tempo conseguiram essa trintena de homens hoje lembrados cada vez que é nomeada a cidade.

© 2007-2025 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723