Passeios e Excursões:
33 irmãos
O centro histórico da cidade rende homenagem aos 33 orientais que, depois do seu exilio na Argentina, desembarcaram em Uruguai para lutar pela independência do pais. 33 é um tributo a eles.

O 15 de abril de 1825, as forças de Lavalleja embarcaram-se na localidade de San Isidro e atravessaram o rio Uruguai pela noite para finalmente na madrugada desembarcar sigilosamente depois de vários dias de navegação.
Armando a história
Assim, o 19 de abril, 33 orientais arribaram à praia da Agraciada e começaram a árdua tarefa de independentizar a pátria. O certo é que muitos desses homens eram islenhos argentinos e também paraguaios.

Escultura vanguardista
Construido com mármore puro e com um mastro no que encontra-se gravada a palavra “Liberdade” a parte central dessa imponente obra lembra o nome de cada um desses homens.
O honorável povo de Treinta y Tres criou-se no ano 1853, durante a presidência de Juan Francisco Giró, e ainda hoje os seus habitantes mantêm vivo o espírito patriótico daqueles anos, principalmente durante as comemorações pátrias, nos que o monumento vira o centro das commemorações.





© 2007-2025 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723