Estando no prédio, fomos convidados para assistir um filme que resumia os momentos históricos mais importantes na construção da represa. Assim soubimos que no ano 1946 Argentina e Uruguai assinaram o acordo para o aproveitamento do rio Uruguai, se criando desse modo a Comisão Técnica Mixta de Salto Grande.
No ano 1974 a Comisão Mixta deu a ordem do começo das obras. Nessa etapa mais de 4500 operários chegaram a trabalhar de forma ininterrompida. Em 1979 conformou-se o enorme açude e a primeira das catorce turbinas começou a funcionar gerando energia elétrica.
No ano 1982, inaugurou-se a ponte internacional que possibilitou unir pela primeira vez na história os ramais ferroviários de Argentina, Uruguai e Paraguai, com o que constituiu-se como o terceiro ponto de conexão binacional, somado às pontes existentes entre Paysandú-Colón e Fray Bentos-Gualeguaychú (Pto. Unzué). Finalmente, em 1983 começou a funcionar o último hidrogerador e ficou inaugurada oficialmente a represa, já que funcionava no cem por cento.
Cabe destacar que desde aquele momento Argentina e Uruguai poupam conjuntamente 120 milhões de dólares por ano que, de não existir Salto Grande, deveriam gastar na compra de combustível.
Depois do entretido filme, fomos conduzidos a uma sala para apreciar uma réplica de uma turbina de Salto Grande construida em escala. Alí o nosso guia comentou com respeito ao tamanho, materiais empregados e energia produxida pela represa.
Desse jeito aprendimos que um extenso e seguro sistema de transmisão leva a energia produzida por Salto Grande aos centros consumidores. A longitude das línhas é de 748 quilómetros de território argentino e 476 em solo uruguaio. A capacidade em promédio por ano de geração é de 6.700.000 MWH., com o que supera amplamente as expectativas.
Finalizado o bate papo, dispusemos-nos num transfer pertencente à represa que levou-nos pelos diferentes terraços e sobre a ponte internacional para que pudéssemos observar mais detalhadamente a monumental obra. Graças a esse empreendimento a integração social e econômica entre dois povos irmãos como são Uruguai e Argentina.
No seu passo por Salto, recomendamos visitar a represa hidroelétrica de Salto Grande, símbolo de união e orgulho de dois nações que produzem em paz para a vida.
Localização
Características
Duração2 hóras
DificuldadeBaixa
Tipo de tourContemplativo
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
Como chegarO acesso à represa encontra-se a 13 quilómetros para o norte da cidade de Salto pela rodovia 3.
HorárioDas 9 às 16hr.
A considerarA visita guiada às instalações da represa é gratis.