Um pouco de história
Em Chihuahua, o que começou sendo uma moda se naturalizou ao ponto de hoje ter virado numa atração turística em Punta del Este. Aquí, o nudismo começou a se praticar na década de 60, cuando o hippismo e a revolução sexual começaram a se ver em diferentes pontos do planeta. Por aqueles anos, quens praticavam o nudismo eram perseguidos e em alguns casos detidos.
Depois de várias brigas judiciais, no ano 1994 Chihuahua conseguiu a personalidade jurídica de AUDEN (Asociação Uruguaia de Naturismo), que tem trabalhado junto com os seus asociados e a comunidade narutista que concorre a Chihuahua para que a prática do naturismo seja bem vista pelo resto da sociedade.
Anos depois, a Praia Chihuahua foi declarada Praia Naturista pela Intendencia de Maldonado e pelo Ministerio de Turismo Uruguaio e assim decretou-se que toda praia que está de cara ao balneário Chihuahua seja de nudismo opcional, ao mesmo tempo que autorizou-se o topless para as mulheres em muitas das praias do departamento de Maldonado.
Atualmente, em janeiro y fevereiro (temporada de verão), a praia recebe diáriamente entre 2000 e 3000 visitantes, e já não é o lugar no que concorrem curiosos para ver do que se trata. Hoje o lugar permite viver uma experiência diferente, longe de tudo preconceito, mais irmanados com a natureza e com se mesmo.