As famílias da aristocracia local, tanto de Montevidéu quanto da vizinha Buenos Aires, começaram a povoar ano a ano, temporada a temporada, os seus eclécticos apartamentos. Piriápolis começou a ser frequentado por milhares de visitantes que nas suas roupas de banho (desde os primeiros que cobriam tudo até a aparição do bikini) iam mostrando ao mundo as novas modas e costumes de uma palavra que começava a soar na bouca de todos: turismo.
O Argentino Hotel tinha tudo para aqueles tempos. A beleza da sua fachada, localizado sobre a espetacular orla da cidade, aportava ao lugar um ar européu. A mesma coisa faziam os visitantes, homens e mulheres impensados.
Um presente quase mágico
O Argentino Hotel foi a culminação perfeita de cada obra de arte que dom Francisco Piria ideou e construiu ao seu belo capricho para essa mágica cidade junto ao mar, à que chamou de Piriápolis. O seus dotes de urbanista, empresário e alquimista forjaram a personalidade de um homem que viu muito mas que médãos, mar e serra. E que decorou com esforço e trabalho os sonhos que desvelavam cada noite.
Talvez por isso a construção do hotel foi tão superdimensionada para aqueles anos, como se com essa grande obra tivesse querido deixar marcas de um passado glorioso para essa região do mundo e os homens que habitabam.
O hotel conta hoje com os mesmos 300 apartamentos e o mesmo mobiliário com os que foi inaugurado na metade do século XX. As suas conhecidas suites e vários salões, além dos seus espaços comuns, fazem desse lugar um lugar único onde cada um dos hóspedes encontra a harmonia necessária para desfrutar da sua estância.
Acompanhados sempre pela vista do mar ou as serras de Pan de Azúcar, os visitantes podem desfrutar dos serviços que alí são oferecidos, desde banhos termais marinhos ou piscinas climatizadas até espaços recreativos para praticar tênis, futebol e inclusive patim.
Por isso, não tem dúvidas de que tanto no seu interior quanto nos seus arredores continua-se respirando o esírito de uma época em que construir o hotel mais grande e luxuoso do mundo era o ideal que perseguiam homens comuns que tem ido se extinguindo com o passo do tempo. Dom Francisco Piria era um deles.
Localização
Características
Tipo de tourContemplativo
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
A considerarSegundo o site oficial do hotel, “se tirar uma fotografia aérea e se unem com um traço os principais símbolos alusivos à alquimia, revela-se que o desenho de Piriápolis corresponde com a constelação de Aquário, e atualmente estamos transitando justamente a era de Aquário. O Toro, a Fonte de Venus, a Virgem Stella Maris, o Castelo de Piria, a igreja de Piria, a Colonia de Férias e detalhes como o vitral da cascada de rosas, os jardins do Argentino Hotel e os grifos (leões alados), entre outros, refletem os pontos de energia que Piria assinalar especialmente em Piriápolis”.