Passeios e Excursões:
Questão de orlas
Pablo Etchevers Pablo EtcheversTem quens falam de diques, orlas ou costas. Em Montevidéu, todas são chamadas de ramblas e tem tantas e tão belas que não percorrer é não conhecer a cidade.

A orla “Sudamérica” é a que introduz na cidade de Montevidéu. Deposita-nos na zona portuária, onde alem de barcos de grande calado e outras construções navais aparecem os vestígios da Cidade antiga.
Antes de chegar ao porto, a orla tem o nome do presidente estadunidense Franklin Roosvelt, atravessa toda a Cidade antiga, o Mercado do Porto e outros prédios antigos até adotar o nome de “rambla 25 de agosto” e dar corte a todas as ruas do centro da cidade que morrem nela. Depois de bordar uma pequena península, muda mais uma vez o seu nome por Rambla França, que depois pasará a se-chamar rambla Grã Bretanha e depois rambla República Argentina.

Essas três, poderia falar, são as que permitem ao cidadão de Montevidéu ter o melhor contato com o Rio de la Plata, ainda que por tradição também montevideana tem momentos em que esse é chamado de mar, todo de acordo com como soprar o vento e principalmente o quadrante desde onde soprar. Essas bonitas ramblas tem se integrado nos últimos anos à forma de ser do montevideano. Gozam de bici senda que permitem percorrer a costa em patim, rollers ou bicicletas e convidam a longas caminhadas, mate na mão, tanto nas primeiras hóras do dia como o entardecer.
O certo é que Montevidéu não volta as costas do rio, senão que nos últimos anos tem incorporado à sua vida diária de jeito que náo poderia viver já sem ele.

Córregos e mais praias
Esses três córregos anteiores, ainda que na sua maioria mostram uma orla de formações rochosas, encontram-se também salpicadas por pequenas praias de areias suaves que impulsam aos locais a interatuar com elas. Mais para o sul, e depois da aparição de orlas como a do presidente Wilson, Mahatma Gandhi, a orla Nações Unidas e a orla República do Perú, aparece uma das melhores praias de Montevidéu: Pocitos.

Pocitos é um vero paraíso que no último tempo tem conseguido embelezar a cidade de Montevidéu de um jeito que muito tem falado de que seja declarada Patrimônio da Humanidade. Sob a calidez das suas areias brancas pratica-se durante o ano inteiro innúmeras atividades que estão potenciadas pelo calor do verão. Surf, windsurf, canotaje, kayak, remo, natação, vólei, futebol, longas caminhadas e até maratonas dão vida a esta bonita praia sobre a que tem se instalado as construções mais modernas e elegantes da cidade de Montevidéu, tanto nos anos '70 e '80 quanto atualmente.

A orla Charles de Gaulle, homenagem ao povo francês, leva-nos até Carrasco, que sempre foi um símbolo da classe alta montevideana. Montevidéu tem desse jeito uma orla marítima de mais de 20 kilómetros de extensão que permite uma aproximação especial com o que mais para o norte passa a ser o mar uruguaio, onde começam a assomar as chamadas praias do leste.


© 2007-2025 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723