Limite em disputa entre os impérios de Portugal e Espanha, nessa região os conflitos foram permanentes, pelo que instalaram-se a fortaleza de Santa Teresa e o fortim de San Miguel, os que, como era de se esperar, mudaram de bandeira várias vezes.
Esses fatos e conflitos fizeram que a população fosse escassa e dedicada na sua maior parte à criação de gado, o que começou a mudar devagar com a fundação da Vila de Nuestra Señora de los Remedios de Rocha, que hoje é conhecida simplesmente como a cidade de Rocha.
Uma nova e longa vida
Fundada por dom Rafael Perez del Puerto o 21 de novembro de 1793, desde aquele momento a cidade de Rocha não deixou nunca de crescer e receber visitantes dos mais diversos destinos, não só da região senão do mundo inteiro.
As primeiras famílias que povoaram foram espanhóis e chegaram desde as cidades de San Carlos e Maldonado. Depois, a voz popular conseguiu que outras famílias começaram a se assentar e assim foi nascendo Rocha.
Nas lutas pela independência nacional, essa zona teve um protagonismo fundamental, igual do que durante a Grande Guerra, levada a cabo entre unitários e federalistas da região inteira do Rio de la Plata.
Ao longo desses anos foram se fundando os povos e pequenas cidades que compõem o que hoje é conhecido como Departamento de Rocha; a mais velha das cidades passou a ser capital departamental.
Nela pode se observar como passaram os anos respirando, caminhando e olhando através das suas casas e ruas. Também é possível admirar a sua Praça da Independência, a sua igreja, os museus e o invejado complexo e estádio esportivo, além de um teatro municipal que para muitos é a jóia mais importante que alberga a cidade. Batizado Teatro 25 de Maio, foi inaugurado no ano 1910 e a quase 100 anos e vida conserva intato o seu estilo arquitetônico italiano, cuja forma de ferradura faz dele um dos mais acústicos do continente americano inteiro. Por ele passaram Margarita Xirgu, Alberto Candeu, Antonio Larreta, Dath Cefir e Atahualpa Yupanqui, entre tantos outros grandes que tiveram o luxo de pisar as ruas e paralelepípedos dessa bicentenária cidade. Velha, mas não por isso menos bonita.
Localização
Características
DificuldadeBaixa
Tipo de tourContemplativo
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
A considerarA cidade de Rocha encontra-se a apénas 30 quilómetros da cidade costeira de La Paloma, pelo que em méia hóra é possível passar do mar a uma das cidades mais belas de históricas do Uruguai.