Tão perto, tão longe
Para quem veraneia em Punta del Este, nomear o farol de José Ignacio tem, de acordo à geração à que se pertence, diferente quilometragem. Os mais grandes sabiam que ali, ao longe, existia um dos melhores lugares para pescar grandes piardas pretas, afastado de tudo e de todos. Chegavam a ele através de um duro caminho depois de hóras de dirigir. Para os mais jóvens, entretanto, o lugar é um dos mais divertidos para passar o dia se apropriando da praia de um jeito mais prazenteiro, relaxante e boêmia, onde tudo vale para passar bem.
As distâncias parecem ter mudado, já que o darol para as novas gerações encontra-se “aqui pertinho”, com um caminho espetacular.
Me da seus olhos
“Para existir um farol, é condição escencial que antes tivesse um ou mais naufrágios. O homem aprende dos erros e depois vêm os grandes inventos, o que vira na experiência. Os farois, ao longo da história, tem sido parte dessas experiências e, com certeza, os naufragios foram muitos; alcança com olhar essas grandes pedras e o bravo mar para perceber...”
Com essas palavras, Mario recebia-nos no ingresso do farol e dava nos as primeiras indicações para chegar a ver a grande lâmpada que pela noite ilumina e graças a o que dúzeas de embarcações podem ter olhos para saber onde encontram-se.
¿Cómo subir uma escada?
Escutar as indicações do nosso guia sobre como sobe-se uma escada (que lembram as do conto do genial escritor argentino Julio Cortazar) resultaria algo anedótico em outro contexto, mas aquí vira uma vera aprendizagem se você quer chegar até a cima.
Nesse caso as escadas são curvas e de degraus tão pequenos que por momentos parecem ser só para crianças; inclusive existem cordas para se-ajudar. Assim que chegar até a lâmpada, existe a opção de sair fora do habitáculo que possui o farol e apreciar o espetáculo desde a varanda, mas tem que ser cuidadosos com os fortes ventos e lufadas que aumentam nessa altura; para isso existem os corrimãos.
Igual do que alguns dos seus companheiros, Mario é um dos tantos prefeitos que cumpre as suas tarefas nos farois que, seja sobre o rio Uruguai ou no ocêano Atlántico, possui o pais e que ano tras ano são visitados pelos milhares de turistas que aproximam-se a eles para conhecer a sua história.
Quando chegar a noite e desligar a última lâmpada da cidade, desde o mar só é possível vislumbrar uma luz que gira de jeito constante e é dona de um lampejo majestoso; é, claro, o farol de José Ignacio.
Localização
Características
DificuldadeBaixa
Extras
Imprimir este passeioDados úteis
A considerarO farol foi construido em 1877 e o seu alcance lumínico é de 9 milhas, as que podem-se observar inclusive desde a beira, quando a luz do farol encarrega-se de iluminar o mar quase até o horizonte. Um espetáculo magnífico.