Lembre de consultar a sua cobertura médica para saber se cobre emergências fora do pais e como pode acessar a esse serviço no seu lugar de destino.
De acordo ao lugar que vai visitar, é importante consultar com o seu médico respeito das imunizações e vacinas obrigatórias e/ou sugeridas para esse destino. Tenha em conta fazer com a devida antecedência, já que algumas delas devem ser administradas entre 6 e 8 semanas prévias à partida.
Em certos lugares é recomendável não consumir água da torneira, beber só água mineral, evitar ingerir vegetáis frescos, frutas com casca e gelo.
Se toma alguma medicação prescrita, solicite ao seu médico uma breve descrição dela e a causa pela que está sob essa medicação. Assim mesmo, seria conveniente consultar à embaixada ou consulado do pais a visitar sobre a legalidade de ingressar com certas medicinas ou drogas.
Não esqueça de levar sempre as medicacções receitadas nas suas embalagens originais e de conseguir uma cópia da sua história médica.
Leve consigo fotocópias dos seus bilhetes de avião, passaporte e/ou visas, carteira de motorista, cartões de crédito, cheques de viagem, documentos de negócios, números de reserva e informação de alojamento e aluguél de carros. Também é recomendável deixar uma cópia de cada um na sua casa ou escritório.
Use etiquetas para identificar a bagagem. Asegure-se de remover a identificação das viagens anteriores para evitar confusões, já que é um dos motivos mais comuns pelos que a bagagem cair em vôos errados.
É aconselhável levar roupa para dois dias na sua bagagem de mão, no caso de ter que se separar da bagagem principal. Além, não esqueça incluir na bagagem de mão as fotocópias dos documentos de viagem.
Não deixe de informar aos seus familiares ou conhecidos os dados mais relevantes do seu roteiro.
Assim mesmo, não leve dinheiro, documentos, cheques de viagem e cartões de crédito no mesmo lugar. Ante qualquer eventualidade ou emergência, assegure-se de ter algum deles disponível.
Nas áreas de segurança das paradas, permaneça perto dos seus objetos de valor e, antes de ir embora, controle se possui todos os seus pertences.
No caso de ser vítima de um roubo ou outro delito, contate imediatamente à polícia e assegure-se de obter uma cópia da denúncia para apresentar à companhia de seguros.
Antes de tirar o carro da companhia selecionada, inspecione o veículo para ficar seguro de que não tem dano, que o pneu sobressalente esteja em boas condições e que o veículo possui o equipamento necessário para trocar os pneus. Assim mesmo, comprove o correto funcionamento de todas as luzes interiores e exteriores e controle que a carga de combustível esteja completa, já que está incluido no preço. Se detectar qualquer anomalia, reporte a um atendente da companhia antes de sair. Sempe peça aclarações e detalhes dos seguros oferecidos, o seu alcançe e procedimentos de denúncia ante qualquer sinistro.
Prévio ao pagamento do seguro do carro, verifique se a sua companhia de seguros, cartão de crédito ou seguro pessoal não cobre. Tire uma copia do contrato de aluguél e leve sempre consigo junto ao original.
Se na rodovia alguém chamar a sua atenção ou o carro é empurrado por outro, não pare até chegar a uma área bem iluminada e transitada. Se isso não fosse possível, toque buzina fortemente até que alguém ajude. No carro, não tenha à vista de terceiros mapas, guias e bagagens.
Se colocar as suas pertences no banco do carona, segure as portas.