História da Chuy



A apénas 6 quilómetros da cidade de Chui e pegando uma velha rodovia que conduz para o litoral uruguaio (rodovia 19), encontra-se o conhecido Fortim San Miguel, que repousa sobre a serra homônima.

A história narra que esse fortim foi um “troféu” na disputa entre portugueses e espanhóis. Nos começos, aproximadamente no ano 1734, foi construido pelos espanhóis, mas tempo depois os portugueses tomaram posse dele e acabaram a obra que hoje vemos.

Em 1763, os espanhóis recuperam o forte mas esse já tinha perdido o seu valor estratégico para a luta, o que fez que lentamente fosse deteriorando. O esquecimento que sofreu manteve ele fechado durante intermináveis anos. Apénas no ano 1923 começou a reciclagem do lugar para recuperar o valor histórico, sucesso que significaria que anos depois o prédio fosse declarado Monumento Histórico Nacional.

Hoje, o Fortim San Miguel tem virado uma pousada de nível internacional, que guarda no seu interior vestígios da história uruguaia assim como da região inteira marcada pelos portugueses e espanhóis. Tudo com apénas atravessar as suas portas.