Passeios e Excursões:
Ascensão ao Cerro Verde
Florencia Pollack Florencia PollackO Cerro Verde, é assim como todo o mundo conhece, é uma reserva ecológica que se protege a sim mesma, um reduto isolado, afastado da civilização.
Muito longe do homem
O Cerro Verde é parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP) e é uma das atrações da reserva natural do parque Santa Teresa; alça se num cabo entre duas praias da região e possui umas vistas incríveis.
Desde a sua cima podem se ver as numerosas bahias que continuam para o norte, terras práticamente salvagens às que rara vez chega o homem, já que estão isoladas da civilização por uma jovem selva tropical.
Adentrando-se na imensidade
Para chegar ao cerro deve se percorrer uma vasta praia que separa do último reduto de civilização: a praia La Moza do balneário de Santa Teresa.
Antes de começar, vemos um cartaz na praia del Cerro Verde que indica que é perigosa e que não tem guarda-vidas. Num ponto, na metade do percurso, olhamos a ambos lados e apénas podem se ver contornos verdes de La Moza e do Cerro Verde, pequeno à distância. É um momento especial: a sensação de estar tão afastado do mundo comove. Estávamos no meio da enormidade da natureza.
Fauna em estado puro
Sobre o cerro tem se construido dois terraços de madeira, onde cartazes com imágens detalham a fauna terrestre e marinha do lugar (mais de 500 espécies). Desde eles se chega a ver a ilha Verde e a Ilha de la Coronilla, refúgio onde desovam as tartarugas marinhas.
No cerro sobre vivem numerosas espécies de insetos -escaravelhos em particular-, que tem a liberdade para se desenvolver sem a intervenção da civilização. Em ocasiões pode se avistar lobos do mar descansando sobre as rochas e, com sorte, alguma baléia emergendo para tomar ar no seu caminho para águas mais frias.
É um lugar ideal para aqueles que desejem contemplar de perto a natureza desde a sua perspectiva mais virgem e salvagem.
© 2007-2024 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723