Complicadas condiçoes
Ainda não se sabe com certeza porque as tartarugas marinhas desovam numa praia em particular, primordialmente em aquela que as viu nascer.
De todos os ovos que enterram as tartarugas na areia, só uma pequena porcentagem das crias que nascer conseguirão chegar à idade adulta. A principal dificuldade que enfrentar é passar as primeiras 48 hóras de vida, nas que devem se trasladar desde a areia até o mar e procurar o seu alimento evitando numerosos predadores (são o prato predileto das gaivotas). Algumas delas, inclusive chegadas à idade adulta, sofrem lesões ou morrem por causa dos resíduos que de forma inescrupulosa são derrubados pelo homem no mar.
¡Ao resgate!
O Projecto Karumbé vela, desde 1999, pelo bem-estar desses inofensivos e atraentes animais.
O mais comum é que as tartarugas confundam resíduos -como plásticos- com alimentos, o que provoca, ao ingerir, intoxicação ou lesões internas.
Os jóvens voluntários do projeto resgatam elas e reabilitam, para depois devolver ao océano. Com o fim de prevenir e curar, esses acidentes, organizam campanhas e eventos para a população tomar consciência do risco que correr a espêcie.
Uma segunda oportunidade
Um grupo de crianças celebra com entusiasmo e exaltação na beira do mar. Às sete da tarde de um domingo, Karumbé liberará uma tartaruga à que finalmente tem devolvido a saúde.
O grupo do projeto tem passado o dia brincando com as crianças, ensinándo a querer, cuidar e respeitar essa espécie em perigo de extinção.
A tartaruga move as suas abarbatanas cuando um dos jóvens levanta cuidadosamente para depositar sobre a areia. Entre aclamações e aplausos de crianças e adultos, a tartaruga caminha instintivamente pela beira até se mergulhar na água buscando aos seus colegas.
Até logo
Cuando apénas via-se a carapaça afastandose mar adentro, não pudimos deixar pensar nos estranhos mecanismos que tem a natureza. Com um pouco de sorte, a pequena tartaruga voltará a se encontrar algum dos seus e com certeza em un ano, nessa mesma praia, cumplirá a sus missão de perpetuar a espêcie. Tal como os seus antepassados tem feito desde sempre.
Localização
Extras
Imprimir este passeio